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Cadeia de suprimentos: como otimizar a sua e garantir melhores resultados

Integração entre os setores e planejamento constante são algumas das estratégias para reduzir custos e aumentar a lucratividade

O sucesso de um negócio depende, em grande parte, da gestão da cadeia de suprimentos. Ao mesmo tempo que esse é um item de extrema complexidade, pois envolve muitas variáveis, é igualmente essencial que todos os envolvidos no processo tenham conhecimento de uma visão macro sobre o tema.

Uma cadeia de suprimentos eficiente é aquela que auxilia a empresa a reduzir custos operacionais, ao mesmo tempo em que maximiza sua lucratividade. Sendo assim, além de ter profissionais competentes e dedicados a essa área, sejam eles internos ou terceirizados, é importante que você fique de olho em alguns dos passos seguintes para obter os melhores resultados.

  1. Planejamento é o primeiro passo

Parece óbvio (e é), mas o planejamento continua sendo o pilar de uma boa gestão da cadeia de suprimentos. Entretanto, ainda é nessa fase que muitas empresas cometem erro, deixando de lado checklists básicos ou mesmo considerando que o simples fato de terem experiência será suficiente para não repetir erros.

Não é assim. É preciso detalhar todas as etapas, verificar os custos envolvidos e buscar meios de reduzi-los. Além disso, alguns pontos de atenção podem requerer maior capacitação profissional, investimento em tecnologia ou busca de novas metodologias para que os resultados melhorem. Portanto, a análise contínua e a efetiva aplicação do planejamento são sempre o ponto de partida nesse segmento.

  1. Documente e padronize processos

Toda empresa deve ter processos claros de atuação em cada uma das etapas da cadeia de suprimentos. Quando isso não acontece, a despadronização pode fazer com que erros aconteçam – e sua identificação se torna mais complicada. Além disso, profissionais que não estejam capacitados podem comprometer toda a cadeia se não estiverem atentos às metodologias mais eficientes.

Sendo assim, é fundamental que sua empresa tenha profissionais responsáveis por documentar e mapear cada uma das etapas. Esse mapeamento deve ser posteriormente analisado e, partir dos resultados obtidos, as melhorias e inovações poderão ser aplicadas. Quem não aprende com os próprios erros – ou com a experiência do mercado – perde tempo com questões banais.

  1. Integre os setores

De nada adianta uma das partes da cadeia de suprimentos estar funcionado em perfeita sintonia se outra não estiver no mesmo nível. No final das contas, o que vale é o resultado é um simples gargalo no meio do caminho é suficiente para comprometer o trabalho de todos os setores. A solução? Integração.

Setores como os de Compras, Armazenamento, Vendas, Logística, Transporte e Entregas precisam ter acesso às informações dos outros, de preferência em tempo real. Assim, um eventual problema pode ser contornado com apoio logístico ou, ainda melhor, evitado com uma simples análise de dados.

  1. Tenha um controle eficiente de estoque

Tudo aquilo que entra e sai do seu estoque deve ser imediatamente registrado. Algumas empresas investem em soluções de automação que informam de imediato o status de cada carga. Talvez você não precise investir tanto assim, mas um controle mínimo é necessário e as informações devem ficar acessíveis para todos os setores.

Ao entender qual é o fluxo de mercadorias da sua empresa – a frequência de saída, os períodos de sazonalidade, o destino das entregas – tudo se torna uma arma de planejamento, que pode ajudá-lo não só a conseguir ofertas mais atrativas, como também a planejar rotas mais inteligentes e que consumam menos recursos.

  1. Tenha parceiros de confiança

Por fim, lembre-se que nem todas as etapas podem estar sob controle da sua empresa. É justamente por isso que você precisa contar com parceiros de confiança no seu trabalho. Empresas com expertise em áreas nas quais você ainda não domina e, principalmente, que estejam dispostas a colaborar para o seu negócio crescer.

Não escolha fornecedores apenas por conta do preço. Claro, essa é uma das variáveis a serem levadas em consideração, mas o cumprimento de prazos, a oferta de mercadorias de qualidade e mão de obra qualificada para cada tipo de tarefa são igualmente importantes.

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