logo_reduzida

Demanda sazonal de cargas: como funciona?

Estar preparado para dar conta dos pedidos em períodos de alta e saber otimizar a frota em épocas de baixa são o segredo para maximizar os lucros

Independentemente da demanda, um caminhoneiro que tenha um veículo próprio ou mesmo uma pequena frota tem sempre os seus custos fixos. A lista inclui despesas como seguros, manutenção e impostos, itens recorrentes e que requerem um certo planejamento financeiro.

O mercado de logística, assim como acontece em outros setores, não é linear. Ele está exposto às sazonalidades, ou seja, períodos do ano em que a procura é maior ou menor. Períodos que antecedem as festas de final de ano, por exemplo, costumam ser de maior sazonalidade, pois há um fluxo maior de mercadorias circulando. Já períodos de férias tendem a ser menos intensos e muitos enfrentam problemas, deixando seus veículos ociosos por semanas inteiras.

Como lidar com a demanda sazonal de cargas na logística? Esse artigo traz algumas dicas para que você consiga se planejar, obtendo melhores resultados.

  1. Identifique períodos de alta sazonalidade

Por mais que cada ano tenha as suas particularidades, em linhas gerais não é difícil identificar períodos nos quais a demanda por serviços de transporte é mais alta. Esse é um momento para o qual o caminhoneiro deve estar preparado, com a manutenção do veículo em dia e sempre buscando as melhores rotas para que possa ganhar tempo.

Problemas mecânicos que resultem na perda de uma semana inteira durante um período de alta causam muito mais prejuízo do que ficar parado em períodos de baixa, pois além de deixar de ganhar o proprietário do veículo tem despesas, que muitas vezes não serão cobertas de imediato. Assim, antecipe-se em seu planejamento para que períodos de férias e manutenções não coincidam com essa época do ano.

  1. Busque alternativas de frete

Em momentos de baixa sazonalidade, viagens em que voltar ao ponto de origem com o caminhão vazio sejam uma necessidade podem representar custos desnecessários. É importante buscar alternativas que permitam ao caminhoneiro aproveitar os trechos de retorno, seja dividindo o baú com cargas de mais de uma empresa ou ainda encontrando fretes com preços não tão atrativos, mas que sejam suficientes para cobrir custos.

É importante destacar que essa nem sempre será uma realidade e, por essa razão, sempre que possível busque operar com uma margem suficiente para cobrir essas despesas extras. Se ficar parado é sinônimo de deixar de ganhar dinheiro, rodar com o caminhão vazio certamente é sinal de prejuízo.

  1. Tenha parceiros confiáveis

Assim como a sazonalidade tem pontos positivos e negativos para os caminhoneiros, também os empresários enfrentam problemas em diversas épocas do ano. Para muitos, os momentos de alta nos quais uma frota própria não consiga dar conta da demanda são os melhores momentos para buscar fretes avulsos no mercado.

Ter contato direto com empresa que buscam opções como essas de forma recorrente ou, ainda, manter um cadastro ativo em plataformas de oferta de frete é a garantia de que mesmo que as opções forem poucas o seu nome será considerado. Estabeleça uma rede de contatos e fique de olho em oportunidades que surgem de forma inesperada.

  1. Tenha um planejamento para períodos de baixa sazonalidade

Do ponto de vista do caminhoneiro, é preciso criar uma reserva financeira que possa ser acessada em períodos de baixa sazonalidade. Se o volume de cargas transportadas em um determinado período não é suficiente para cobrir as despesas, então você pode recorrer a esse fundo, mas não deixe que essa situação se repita por muitas semanas.

Uma boa dica é buscar contratos de longo prazo ou que possam garantir valores mínimos para cobrir despesas especialmente nestas épocas do ano. Se em momento de alta sazonalidade os ganhos podem ser maiores, tenha em mente que essa diferença é, na verdade, uma forma de cobrir as perdas nos períodos de baixa. Assim, busque um equilíbrio ao longo do ano e não considere toda a renda extra como lucro.

…..

Na sua lista de estratégias, buscar as melhores opções de frete deve estar sempre na lista de prioridades. Os parceiros da Melck têm acesso a diversas vantagens nesse sentido, o que inclui ofertas de carga direto pelo WhatsApp, prioridade de carregamento em zonas específicas de rodagem e até 100% do pagamento adiantado.

Consulte-nos, conheça a nossa plataforma de trabalho e faça o seu cadastro. Você verá que lista de oportunidades é cada vez maior e certamente há muito espaço para boas alternativas em todas as épocas do ano.