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Checklist do caminhão: 5 dicas de manutenção para ficar de olho antes de pegar a estrada

Encher o tanque e pegar a estrada. É bem provável que você nunca tenha se esquecido de colocar combustível no caminhão antes de viajar, certo? Porém, infelizmente o mesmo não ocorre quando se trata do checklist do caminhão com relação à manutenção.

 

Na esperança de reduzir custos de frete, muitos motoristas se descuidam com a revisão básica de alguns componentes. Pode ser que nada de errado aconteça, e torcemos para que seja sempre assim, mas se você precisar de auxílio mecânico na estrada, certamente gastará muito mais do que se tivesse observado o seu checklist de manutenção.

 

Você sabe quais são os itens de manutenção obrigatórios que você deve observar sempre antes de pegar a estrada? Preparamos um guia rápido para que você nunca fique na mão e sempre tenha a certeza de que a sua viagem será a mais tranquila possível.

 

  1. Verifique o estado e a pressão dos pneus

Pneus carecas são um elemento passível de causar acidentes. Estradas úmidas ou molhadas em dias de chuva requerem que os pneus do caminhão estejam em dia, o que inclui não apenas a vida útil como também a pressão utilizada em cada um deles.

A indicação de quantos quilômetros um pneu pode rodar varia em função de diversos fatores. A dica é: observe os sulcos da banda de rodagem. Eles precisam ter pelo menos 1,6 milímetros. Menos do que isso é sinal de que você terá mais dificuldade para parar um veículo. Observe também a pressão correta dos pneus. Pneus calibrados deixam a direção mais leve e representam economia de combustível.

 

  1. Cheque o óleo do motor e os filtros de óleo

O nível de óleo do motor deve ser checado com a vareta. Se estiver baixo, não facilite: complete o quanto for necessário antes de começar seu trajeto. Preste atenção também à viscosidade e à pureza do óleo. Quanto mais próximo do original [a textura que você vê na garrafa], melhor é a condição. Respeite os limites de quilometragem percorrida entre um troca e outra.

 

Outro item que também não pode ser esquecido é o filtro de óleo do motor. Em geral, filtros de óleo e combustível devem ser trocados a cada 15 mil quilômetros, mas esse número pode variar se você trafegar com maior frequência em áreas rurais ou em terrenos em más condições.

 

  1. Faça revisão periódica dos freios

Os freios são o item de segurança mais importante de um caminhão. Você sabe, falamos de uma máquina pesada carregando cargas. Mesmo quem respeita os limites de velocidade sabe que parar um caminhão não é tão simples assim, pior ainda é quando os freios não estão em boas condições.

 

Essa é uma revisão que não deve ficar em segundo plano. Programe uma revisão dos freios a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados ou sempre que perceber ruídos estranhos. As lonas e os tambores devem ser checadas. Os reservatórios de ar precisam ser drenados sempre que o filtro secador de ar for trocado.

  1. Embreagem e suspensão: sem trepidações ou folgas

Muitos motoristas têm o (mau) hábito de descansar o pé sobre o pedal para descansar. Em viagens longas, é quase impossível que vez ou outra uma ação como essa passe despercebida. O problema é quando isso se torna frequente. Embreagem trepidando ou enroscando na troca de marchas são sintomas desse comportamento – e o melhor a se fazer é revisar.

 

Regra similar se aplica à suspensão: ela não devem ter “folgas”. Parafusos frouxos, pinos mal lubrificados e peças desgastadas (como batentes, coxins e molas) são a provável causa desse sinal de alerta. Nesse caso, não há forma de remediar: atrasar a revisão pode significar ficar na estrada ou ter muito mais dificuldades de controlar o caminhão.

 

  1. Não deixe a fumaça preta aparecer

Quando você trafega o seu caminhão emite uma fumaça preta? Isso é um mau sinal: provavelmente há problemas na queima de combustível causados por falhas no sistema de injeção. Não deixe esse tipo de revisão para depois, pois você já está perdendo dinheiro: essa fumaça preta significa maior consumo de combustível.

 

Já uma fumaça azulada é sinal de problemas de lubrificação no motor. Se for branca, problemas na vedação de juntas. Em todos os casos, seu mecânico de confiança é a pessoa mais indicada para mexer no caminhão. Evite ter que parar na estrada em oficinas desconhecidas: geralmente isso custará mais ao seu bolso do que o normal.

 

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