Encher o tanque e pegar a estrada. É bem provável que você nunca tenha se esquecido de colocar combustível no caminhão antes de viajar, certo? Porém, infelizmente o mesmo não ocorre quando se trata do checklist do caminhão com relação à manutenção.
Na esperança de reduzir custos de frete, muitos motoristas se descuidam com a revisão básica de alguns componentes. Pode ser que nada de errado aconteça, e torcemos para que seja sempre assim, mas se você precisar de auxílio mecânico na estrada, certamente gastará muito mais do que se tivesse observado o seu checklist de manutenção.
Você sabe quais são os itens de manutenção obrigatórios que você deve observar sempre antes de pegar a estrada? Preparamos um guia rápido para que você nunca fique na mão e sempre tenha a certeza de que a sua viagem será a mais tranquila possível.
- Verifique o estado e a pressão dos pneus
Pneus carecas são um elemento passível de causar acidentes. Estradas úmidas ou molhadas em dias de chuva requerem que os pneus do caminhão estejam em dia, o que inclui não apenas a vida útil como também a pressão utilizada em cada um deles.
A indicação de quantos quilômetros um pneu pode rodar varia em função de diversos fatores. A dica é: observe os sulcos da banda de rodagem. Eles precisam ter pelo menos 1,6 milímetros. Menos do que isso é sinal de que você terá mais dificuldade para parar um veículo. Observe também a pressão correta dos pneus. Pneus calibrados deixam a direção mais leve e representam economia de combustível.
- Cheque o óleo do motor e os filtros de óleo
O nível de óleo do motor deve ser checado com a vareta. Se estiver baixo, não facilite: complete o quanto for necessário antes de começar seu trajeto. Preste atenção também à viscosidade e à pureza do óleo. Quanto mais próximo do original [a textura que você vê na garrafa], melhor é a condição. Respeite os limites de quilometragem percorrida entre um troca e outra.
Outro item que também não pode ser esquecido é o filtro de óleo do motor. Em geral, filtros de óleo e combustível devem ser trocados a cada 15 mil quilômetros, mas esse número pode variar se você trafegar com maior frequência em áreas rurais ou em terrenos em más condições.
- Faça revisão periódica dos freios
Os freios são o item de segurança mais importante de um caminhão. Você sabe, falamos de uma máquina pesada carregando cargas. Mesmo quem respeita os limites de velocidade sabe que parar um caminhão não é tão simples assim, pior ainda é quando os freios não estão em boas condições.
Essa é uma revisão que não deve ficar em segundo plano. Programe uma revisão dos freios a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados ou sempre que perceber ruídos estranhos. As lonas e os tambores devem ser checadas. Os reservatórios de ar precisam ser drenados sempre que o filtro secador de ar for trocado.
- Embreagem e suspensão: sem trepidações ou folgas
Muitos motoristas têm o (mau) hábito de descansar o pé sobre o pedal para descansar. Em viagens longas, é quase impossível que vez ou outra uma ação como essa passe despercebida. O problema é quando isso se torna frequente. Embreagem trepidando ou enroscando na troca de marchas são sintomas desse comportamento – e o melhor a se fazer é revisar.
Regra similar se aplica à suspensão: ela não devem ter “folgas”. Parafusos frouxos, pinos mal lubrificados e peças desgastadas (como batentes, coxins e molas) são a provável causa desse sinal de alerta. Nesse caso, não há forma de remediar: atrasar a revisão pode significar ficar na estrada ou ter muito mais dificuldades de controlar o caminhão.
- Não deixe a fumaça preta aparecer
Quando você trafega o seu caminhão emite uma fumaça preta? Isso é um mau sinal: provavelmente há problemas na queima de combustível causados por falhas no sistema de injeção. Não deixe esse tipo de revisão para depois, pois você já está perdendo dinheiro: essa fumaça preta significa maior consumo de combustível.
Já uma fumaça azulada é sinal de problemas de lubrificação no motor. Se for branca, problemas na vedação de juntas. Em todos os casos, seu mecânico de confiança é a pessoa mais indicada para mexer no caminhão. Evite ter que parar na estrada em oficinas desconhecidas: geralmente isso custará mais ao seu bolso do que o normal.
…..
Com o caminhão em dia, é hora de pegar a estrada para concluir as suas entregas. A Melck é uma das opções para você, motorista, encontrar boas ofertas de carga, com prioridade para carregamentos em sua zona de rodagem. Receba 100% do seu pagamento adiantado. Cadastre-se e seja um dos nossos parceiros.