logo_reduzida

5 dicas para evitar roubo de cargas no fim de ano

Período que impacta no aumento do volume de mercadorias transportadas também deixa caminhoneiros mais expostos a roubos de carga nas estradas

Dados do Joint Cargo Commitee indicam que o Brasil é o oitavo país mais perigoso para o transporte de cargas. A situação fica ainda pior nos últimos meses do ano em razão do aumento significativo na circulação de mercadorias para as festas de Natal.

 

Por essa razão, os motoristas devem redobrar a atenção nesse período e já se prepararem para evitar que incidentes como esses representem prejuízos. Os cuidados já devem começar antes mesmo de você pegar a estrada. Com planejamento, é possível traçar rotas mais eficientes, com locais de parada pré-estabelecidos, e minimizar os riscos.

 

Aqui, listamos 5 dicas para você pegar a estrada com segurança e minimizar as chances de que surpresas desagradáveis comprometam o seu trabalho.

 

  1. Planeje suas paradas com antecedência

Antes de pegar a estrada, é importante que você saiba exatamente onde vai parar no caminho. Suas refeições, as ida ao banheiro e o pernoite devem ser feitos apenas em postos autorizados ou que ofereçam as condições de segurança necessárias. Fica mais fácil se você já conhecer a rota, é claro.

 

Opte por locais bem iluminados, bem localizados e que tenham a presença de outros caminhoneiros. Postos de parada em locais ermos, afastados e sem recursos de segurança devem ser evitados sempre que possível, especialmente se o seu caminhão estiver viajando carregado.

 

  1. Faça uma verificação no veículo antes de pegar a estrada

Em paradas mais longas, pode acontecer de pessoas mal-intencionadas sabotarem o seu veículo, com o intuito de deixá-lo parado no meio do caminho. Se o caminhão passou a noite sozinho ou em um pátio aberto e inseguro, faça uma rápida verificação nas partes vitais do veículo antes de retomar a viagem.

 

Se perceber qualquer situação suspeita, comunique imediatamente a central de monitoramento e não siga viagem. Se a sequência do trajeto for no período noturno, espere até que amanheça. Muitos dos incidentes nas estradas são percebidos pelos caminhoneiros, mas o desejo de seguir viagem acaba vencendo.

 

  1. Tire melhor proveito dos equipamentos de segurança

Não basta que o veículo tenha um rastreador, é importante que o caminhoneiro saiba utilizar todos os recursos de segurança disponíveis. Para isso, é importante fazer cursos de capacitação e operação desses equipamentos.

 

O envio das macros obrigatórias, por exemplo, que inclui início e fim de viagem e paradas para refeições, reabastecimento e repouso devem ser informados com a maior exatidão possível. Qualquer outro incidente que apareça no caminho também deve ser reportado, para que todos possam ter mais segurança.

 

  1. Não viaje com carga sem seguro

Felizmente, é cada vez menor o número de caminhoneiros que pegam a estrada com cargas não seguradas. Mais do que uma exigência feita pelas grandes empresas, o seguro de cargas minimiza os danos para todos os envolvidos e impede que incidentes como esses comprometam até mesmo a possibilidade de continuar a trabalhar.

 

Porém, é importante que toda a documentação relacionada ao seguro e à carga segurada esteja em dia. Muitas vezes, o caminhoneiro só se dá conta de que falta alguma coisa depois do incidente e, em alguns casos, pode ser tarde demais para tentar obter reparação pelos danos.

 

  1. Dê preferência a viagens diurnas

Rodar no período da noite pode torná-lo um alvo mais fácil para os bandidos. Assim, se possível, opte por fazer a maior parte do transporte durante o dia. Os índices de roubo de carga são menores e, caso precise de auxílio, são maiores as chances de encontrar ajuda nesse período.

 

Há que se considerar ainda que no período da noite os motoristas costumam ficar mais cansados e, portanto, menos atentos. Caso alguém bata em seu caminhão ou tente forçá-lo a seguir uma rota, não abra as janelas e comunique imediatamente as empresas envolvidas ou peça auxílio à polícia.

…..

 

Na sua lista de estratégias, buscar as melhores opções de frete deve estar sempre na lista de prioridades. Os parceiros da Melck têm acesso a diversas vantagens nesse sentido, o que inclui ofertas de carga direto pelo WhatsApp, prioridade de carregamento em zonas específicas de rodagem e até 100% do pagamento adiantado.

Consulte-nos, conheça a nossa plataforma de trabalho e faça o seu cadastro. Você verá que lista de oportunidades é cada vez maior e certamente há muito espaço para boas alternativas em todas as épocas do ano.