Adotar práticas que tenham como objetivo minimizar eventuais prejuízos, ameaças e danos que possam ser causados à mercadoria transportada durante as operações logísticas. Assim pode ser descrito de forma simples o gerenciamento de riscos no transporte de cargas.
Mais do que uma segurança para o cliente, essa é uma forma que as empresas encontraram para prever problemas e colocar em prática formas de resolução tão logo eles aconteçam. Claro, ninguém espera que nada de errado ocorra em nenhum transporte, porém é inevitável que invariavelmente algum imprevisto apareça.
Portanto, a palavra-chave aqui é “proatividade”. Em vez de esperar que o problema aconteça para se buscar uma solução, parte-se do princípio de que para os problemas mais comuns as soluções já devem ser conhecidas por todos. Isso torna mais ágil todos os processos e reduz as perdas de todas as partes envolvidas.
Cargas de alto valor devem ser protegidas
Infelizmente, sabemos que nas estradas brasileiras o índice de assaltos é grande. Cargas mais visadas correm risco a todo momento e os bandidos sabem identificar quais são os veículos que as estão transportando sem os devidos cuidados. Portanto, temos aí o primeiro princípio da gestão de risco: só o fato de a carga estar mais protegida já é uma forma de inibir a ação de meliantes.
As cargas são classificadas de acordo com o tipo de produto transportado e o valor da mercadoria. No caso da Melck, adotamos a seguinte classificação:
- Cargas de até R$ 250 mil: avaliamos apenas com o gerenciador de risco;
- Cargas de R$ 250 mil a R$ 600 mil: nesse caso, adotamos o uso obrigatório do rastreador;
- Cargas de R$ 600 mil ou mais: incluímos também o uso de escolta armada ou da chamada “isca”, uma caixa disfarçada que vai embalada junto com a mercadoria e servem também como rastreador.
A Melck utiliza os serviços da Buonny para gerenciamento de riscos, com rastreadores via satélite que enviam a localização da carga a cada 5 minutos, tudo isso em trajetos definidos previamente pela transportadora. Caso o veículo saia do trajeto, o alerta é imediato. É a garantia de que a sua mercadoria está sempre em boas mãos.
Profissionais e veículos também devem ser validados antes do embarque
Não são apenas os roubos de carga os riscos que as transportadoras encontram nas estradas. Empresas que não cuidam da manutenção dos seus veículos ou que não trabalham com motoristas profissionais experientes, podem acabar fazendo com que a sua carga fique no meio caminho ao menor sinal de problema.
Na Melck, antes de tudo fazemos um checklist de validação dos motoristas. Eles precisam apresentar dados com score de crédito, ficha criminal atualizada e, claro, a CNH deve estar em dia e ser compatível com o tipo de carga que será transportada.
O mesmo cuidado também é aplicado ao veículo responsável pelo transporte. Nossa equipe checa se há impostos atrasados ou boletins de ocorrência registrados. Se o proprietário do veículo for diferente do condutor, então ele também terá que passar pelo crivo da nossa equipe.
Por último, mas não menos importante, é checado se os sensores do veículo estão em perfeitas condições: portas, desengate do cavalo, travas da porta do baú e assim por diante. Só há a liberação quando não há nenhum empecilho para pegar a estrada.
Limites de velocidade devem ser respeitados
Grande parte dos acidentes que ocorrem nas estradas se devem à imprudência. Ultrapassagens em local proibido e excesso de velocidade são dois exemplos disso. Nossos sistemas tentam coibir situações como essas partindo do ponto de vista da prevenção.
Quando os rastreadores detectam velocidades acima de 90 km/h, um sinal de alerta é emitido para a nossa central. Isso indica que o motorista em questão está se colocando em uma situação de risco sem necessidade. Como esse tipo de comportamento não é incentivado, o profissional recebe orientação para que respeite as leis de trânsito e não coloque em risco a mercadoria do cliente.
Documentação em dia também é minimizar riscos
Quem trabalha com qualquer sistema de transporte sabe o quanto a legislação brasileira sobre o tema é complexa e exigente. Por essa razão, sabemos que a documentação precisa estar em dia sempre, pois caso contrário há aplicação de multas ou mesmo impedimento de seguir viagem – o que representa prejuízo para todos.
Os dados obrigatórios do Conhecimento de Transporte (CT-e), o CIOT e o cadastro de veículo no RNTRC são apenas alguns dos itens que precisam ser observados antes da viagem começar. Nossa equipe tem checklists com todos os itens que precisam ser conferidos antes do embarque. Se alguma coisa estiver faltando, a viagem não começa.
Veículos devem ter manutenção em dia
Antes de pegar a estrada, certifique-se de revisar o seu carro. Esse conselho certamente já foi ouvido por qualquer motorista. Em se tratando de transporte de cargas não poderia ser diferente. Os veículos empregados para transportar mercadorias precisam passar por revisões mecânicas periódicas.
Veículos sem a devida vistoria, especialmente quando expostos a estradas em mau estado de conservação, podem apresentar problemas mecânicos – o que significa atrasos na viagem e custos adicionais. Ao realizar as revisões necessárias, reduzimos as chances de que esses imprevistos aconteçam, proporcionando mais segurança para todos os envolvidos.
Na Melck estamos preparados para atender suas demandas
Nossa equipe está preparada para se adequar à sua necessidade, de forma rápida e descomplicada. Temos uma solução para o seu problema. Com um rigoroso processo de seleção, escolhemos a dedo nossos motoristas, temos o veículo e condutor ideal para sua entrega.
Unimos empresas, pessoas e tecnologia para romper as barreiras do transporte, da inovação e da qualidade na entrega. Consulte-nos e conheça os diferenciais da Melck.