logo_reduzida

O que analisar antes de solicitar a coleta de sua mercadoria?

 

Para que os resultados sejam os melhores possíveis, empresas devem se preparar para otimizar processos e recorrer a companhias com experiência no mercado

Você trabalhou corretamente, encantou o cliente e conseguiu fechar uma venda. A nota fiscal foi emitida e o prazo de entrega começou a correr: você já pensou em qual empresa de transportes será responsável por fazer que o produto saia da sua sede e chegue até o consumidor?

Parece óbvio pensar que você precisa ter essas informações definidas antes mesmo de colocar seus produtos à venda, mas nem sempre é assim. Algumas companhias ainda insistem em deixar para a última hora para ver se conseguem reduzir custos de alguma forma, mas essa não é a melhor opção.

Uma entrega rápida e eficiente faz com que você ganhe pontos com seus clientes, cativando-os para que voltem a comprar com sua empresa outras vezes. Porém, o que você deve analisar antes de escolher a transportadora que será responsável pela sua coleta?

 

1. Fique de olho no seu estoque

 

Antes mesmo da conclusão de uma venda, é preciso checar se sua companhia tem estoque mínimo do produto para garantir o envio tão logo a nota fiscal seja emitida. Além disso, certifique-se de que há embalagem adequada para o transporte, pois um produto mal acondicionado pode chegar ao destino danificado.

O ideal é que a empresa mantenha um sistema com todas essas informações de fácil acesso – e de preferência integrado ao sistema de vendas. Uma ação de compra já dá início às ações de envio, o que faz com que você ganhe em eficiência, uma vez que a empresa de coleta poderá ser avisada em tempo hábil.

 

2. Programe seus processos

 

Organização é fundamental para se obter os melhores resultados quando se trata da entrega de mercadorias. Por isso, a gestão de processos deve ser informatizada e ágil de forma que cada etapa seja acionada imediatamente após a conclusão de outra.

Por exemplo: a coleta da mercadoria deve ser solicitada logo após a preparação do produto. Isso significa que quando a transportadora chegar o item em questão já deve ter sido separado, embalado e acondicionado de acordo com o destino para o qual vai partir. Perder tempo nesse momento pode significar atraso em todas as etapas seguintes.

 

 

3. Forneça todas as informações necessárias

 

Para que a transportadora possa coletar a matéria-prima junto ao seu fornecedor, é preciso que ela tenha acesso às informações completas não apenas sobre o local, mas também de todos os dados necessários para a emissão de documentos. Deixar isso para a última hora também pode atrasar as entregas.

Por isso, certifique-se de fornecer todos os dados solicitados, deixando cadastros atualizados e informando qualquer alteração que seja relevante. Lembre-se: o transporte é um trabalho que deve ser feito em sinergia entre todos os envolvidos. Quando todos se mostram ágeis em suas funções, os resultados são os melhores possíveis.

 

 

Como escolher a transportadora perfeita para o seu negócio

 

Basta fazer uma simples pesquisa no Google para perceber que existem dezenas de opções de transportadoras no mercado. Entretanto, pode ter certeza: grande parte delas não atende aos padrões mínimos de qualidade e pode deixar a sua empresa na mão no momento que você mais precisa.

Por essa razão, não é só sair escolhendo a primeira companhia que aparecer na sua frente. É preciso observar uma série de fatores que vão garantir que a empresa escolhida tenha experiência no ramo, segurança no manuseio das suas mercadorias, além de profissionais qualificados para desempenhar suas funções.

 

 

1. Avalie a segurança do serviço prestado

 

Antes de escolher uma transportadora, leve em consideração as garantias que ela é capaz de oferecer no que diz respeito à segurança do manuseio das suas mercadorias. Seguro em embarques, rastreio de entregas e acompanhamento em tempo real do trajeto são alguns dos diferenciais a serem observados.

Além disso, as companhias devem ter ainda um plano de ação para lidar com situações de risco. Em outras palavras, a empresa contratante deve estar cercada de garantias de que, mesmo se algo de errado acontecer, medidas serão tomadas para resolver o problema de imediato.

 

 

2. Agilidade e profissionalismo

 

Verifique também o histórico de entregas da transportadora, se possível junto a outros clientes que possam fornecer referências sobre o trabalho. Não há mais espaço para profissionais atuando de forma improvisada em nenhuma função, o no mundo dos transportes não é diferente.

Motoristas e auxiliares devem ser capacitados para fazer seu trabalho da melhor maneira possível, apresentando todas as certificações necessárias. Para que a sua carga chegue no destino da melhor maneira possível, veículos revisados e profissionais capacitados são princípios básicos que a transportadora deve oferecer.

 

 

3. Gestão de risco no transporte de cargas

 

Dependendo do tipo de mercadoria que será transportada, é preciso que a empresa responsável tenha processos claros de gestão de risco. Isso inclui rastreadores, escolta armada e todo tipo de tecnologia que possa garantir que a carga chegará em segurança no destino.

Uma infraestrutura como essa certamente não será encontrada em empresas com menos experiência. Portanto, opte por companhias que tenham solidez no ramo e que possam oferecer o que há de mais moderno em termos de equipamentos para que as suas demandas possam ser atendidas de forma satisfatória.

 

 

Na Melck estamos preparados para atender suas demandas

 

Nossa equipe está preparada para se adequar à sua necessidade, de forma rápida e descomplicada. Temos uma solução para o seu problema. Com um rigoroso processo de seleção, escolhemos a dedo nossos motoristas, temos o veículo e condutor ideal para sua entrega.

Unimos empresas, pessoas e tecnologia para romper as barreiras do transporte, da inovação e da qualidade na entrega. Consulte-nos e conheça os diferenciais da Melck.