O cenário de pandemia que vivenciamos nos últimos anos fez com que o número de compras online crescesse de maneira significativa. Com mais consumidores no mercado, e uma competitividade cada vez maior entre os serviços de logística, nunca a performance de entrega foi tão importante quanto agora.
Porém, você sabe exatamente o que é performance de entrega, como mensurar os principais índices e, ainda mais importante, de que maneira melhorar esses números? Preparamos um conteúdo especial mostrando todos os detalhes sobre esse índice e as alternativas para garantir entregas sempre dentro dos prazos.
O que é performance de entrega?
Performance de entrega é um índice utilizado para medir o grau de eficiência de um sistema de transportes com relação a origem e destino dos transportes realizados. A eficiência na performance de entrega pode ser mensurada a partir de múltiplos fatores, o que inclui o cumprimento dos prazos de entrega, a qualidade final da entrega e até mesmo as condições de transporte oferecidas.
A performance de entrega é um dos KPIs (Key Performance Indicator) mais importantes que devem ser avaliados pelos gestores. Para que o desempenho seja considerado satisfatório, as entregas devem:
- Ser realizadas dentro do prazo prometido ao cliente;
- Ser realizadas em caminhões adequados à carga que transportam;
- Chegar ao destino final em perfeitas condições, sem avarias.
É claro que, em qualquer circunstância, imprevistos podem acontecer. Por essa razão, os que os gestores de transporte buscam é que esses índices sejam o mais próximo possível da perfeição. Na Melck, por exemplo, a taxa de performance chega a 98%, índice que comprova não apenas a qualidade do trabalho, mas o fato de que essa é uma preocupação constante da empresa.
Por que é importante ter alta performance de entrega?
Como já mencionamos, cresceu o número de pessoas que fazem compras online nos últimos dois anos. Levantamento da Neotrust divulgado em fevereiro de 2002 mostra que houve um crescimento de 26,9% em relação a 2021 no faturamento do e-commerce. O número de pedidos aumentou 16,9%, totalizando cerca de 353 milhões de entregas no mesmo período.
O aumento na quantidade de pedidos veio acompanhado pela entrada de mais concorrentes no mercado. Mais concorrência e consumidores mais exigentes fazem com que serviços de melhor qualidade se destaquem e um dos pontos mais importantes, sob a ótica dos consumidores, é o respeito aos prazos de entrega.
Há que se considerar ainda que a “culpa” pelo atraso de uma entrega pode englobar diversos fatores. Atraso na produção, no envio, no transporte ou até mesmo no manuseio em depósitos estão entre as possibilidades. Entretanto, falando especificamente do transporte, o prazo combinado para entrega no recebimento da mercadoria precisa ser cumprido – e é dele que falamos aqui.
Gestão de transportes: como melhorar a performance de entrega?
Tudo vai depender de quais são os seus objetivos como gestor de transporte. Em geral, a prioridade é para o atendimento correto aos prazos de entrega. Em outras palavras: é preciso garantir que os seus clientes – ou que os clientes dos seus clientes – receberão a mercadoria dentro do prazo que foi prometido.
Empresas que terceirizam a frota de transportes precisam dicar atentas às soluções que contratam. É fundamental observar qual é o índice de performance de entrega da companhia antes de fechar negócio. Isso significa que observar indicadores apenas como “preço” pode não ser necessariamente um bom negócio: o gestor precisa ter referências de que em praticamente todas as suas entregas os prazos serão cumpridos.
E não é só isso: é preciso observar o índice de satisfação dos clientes com relação às entregas realizadas. Isso se reflete na qualidade da frota – os veículos que adequados para o transporte de cada tipo de mercadoria. São eles quem potencializam as chances de que não ocorram imprevistos no meio do caminho e que a carga chegue ao destino final em perfeitas condições.
Aliando alta performance com ótimos resultados
Por fim, a alta performance nas entregas deve ser combinada ainda com uma boa gestão dos ativos. Caminhões que operam praticamente vazios, mas cumprem prazos de entrega, são um ponto positivo sob o aspecto de performance, mas financeiramente geram um custo adicional desnecessário.
Por essa razão, é de fundamental importância ter em mente esses múltiplos fatores, equilibrando a equação e garantindo os melhores resultados para todos os envolvidos, independentemente da parcela que cabe a cada um na operação. Do ponto de vista de quem faz a contratação desse tipo de serviço, é importante ter em mente que esse é mais um dos itens a serem observados – e contar com equipes profissionais nesse sentido é o melhor caminho pra reduzir problemas e maximizar as oportunidades de sucesso.
Tenha como parceiro quem conhece o negócio
Os caminhoneiros estão sempre em busca das melhores opções de viagem. Há muitas barreiras que tornam o dia a dia do profissional mais complicado e buscar as melhores ofertas de cargas é o melhor caminho para tornar a rotina mais lucrativa e prazerosa.
Os parceiros da Melck têm diversas vantagens como recebimento de ofertas de carga direto no WhatsApp, prioridade de carregamento em zonas de rodagem e até 100% do pagamento adiantado. É por essa razão que conseguimos manter a qualidade em nossas entregas, com altos índices de performance. Consulte as nossas soluções e veja como podemos ajudar o seu negócio.